Você se lembra do Napster?

1 03 2008

Você já parou pra contar quantas palavras diz ao longo do dia ou quantos e-books você já leu na tela do seu computador? Aqui vai uma boa…
Na era da informação O surgimento de novos dispositivos para aquisição de informação são sem dúvida sensacionais. Veja por exemplo o que lí essa semana numa revista gringa, o surgimento de um novo dispositivo para scanear conteúdo de livros e conseqüêntemente divulgá-los na web ou através de dispositos que suportem o formato PDF, claro que já existiam outros dispositivos capazes de fazerem isso, só que esse é melhor, é novo e sai por volta de US $1.600,00, “o mais barato da categoria”, detalhe, só fui descobrir mais tarde que esse é o preço básico do equipamento, as lentes são escolhidas pelo comprador encarecendo um pouco mais o artefato. O ponto é que do mesmo jeito que surgem novos dispositivos para fazerem as mesmas coisas, a velha colagem e bricolagem que abordaremos em outro tópico, acompanhamos o surgimento de novas palavras, os chamados neologismos, que falaremos um pouco.
Trocando em miúdos, o surgimento do “novo” scanner não é nada mais que a possibilidade de rippar livros como tantos outros scanners, segundo a reportagem é “a possibilidade de Napsterizar a indústria de publicações”, cogitação essa desmentida alguns parágrafos abaixo pela representante de Associação de Publicações Americanas que diz não se preocupar, eles podem vender e-books via e-commerce!
A notícia parece não espantar mesmo, segundo Steve Jobs “as pessoas não lêem mais”, logo não se interessariam por dispositivos eletrônicos com telas minúsculas para leitura remota.
Por acaso, alguem se lembra quando Hugo Chávez, presidente da Venezuela disse que George Bush tinha um vocabulário de não mais que 600 palavras? Pior que isso, no mesmo discurso Chávez disse que o Senado brasileiro não passava de um papagaio, repetindo o discurso de Bush, ou seja, algo em torno de 600 palavras também, haja neologismos para reverter a situação!
E pra finalizar, aqui vai um “chavão”: “na era da informação o conhecimento torna-se cada vez mais escasso”.


Links sobre o Booksnap:
link1
link2

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: