Notas Psicológicas(2)

27 08 2008


Uma das coisas que mais me incomoda é o ócio, já escrevi alguns posts sobre isso e provavelmente este não será o último, claro que as vezes é necessário um tempo para não nos preocuparmos com nada, fazer coisas fúteis e até egoístas por uma questão de fugir de toda pressão do dia-a-dia, mas conviver constantemente com esse sentimento constantemente é desanimador e deprimente, gera o que eu chamo de “má vontade aguda”, nada mais é que outro sentimento de resistência a mudança e inovação presente em qualquer ser humano.
Há aqueles que acordam de mal humor e não querem serem vistos até fazerem algo de interessante ou simplesmente perpetuam este sentimento ao longo do dia arrastando respostas mal dadas para as perguntas de praxe dos amigos e familiares, simplesmente negam qualquer impulso para melhorar seu dia.
Este mal estar não só afeta os que acordam mal humorados mas também os que estão tão entediados no dia-a-dia que simplesmente negam qualquer atividade para sair deste estado, ou seja, ocorre o contrário, a pessoa não acorda mal humorada mas fica mal humorada quando é solicitada para alguma tarefa, que duro exercício é conviver com isso diariamente.
O ser humano tem a tendência natural ao comodisto e ao ócio, deixando a mente aberta para toda sorte de pensamentos não construtívos e as boas oportunidades passarem dizendo que a vida não lhe dá sorte.
O que fazer para mudar esta situação? Não é uma resposta fácil, lutar contra a própria mente seria uma alternativa, por isso proponho uma saída que para muita gente é considerado como filosofia positivista: não deixe sua mente se acomodar neste estágio ocioso, faça qualquer coisa que te impulsione, que te force a pensar, escute uma música, escreva, leia, desenhe, converse, produza algo que agregue valor durante esse períod mas não fique ocioso, não fique letargico diante do tempo, um dia ele vai te cobrar.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: