Aldeia Global

15 10 2008


Você já refletiu naquela frase “O mundo é uma aldeia global”?
Em mais um dos meus devaneios aliado a observação dos acontecimentos mundiais, a crise financeira global em especial, essa frase surgiu na minha mente como um outdoor de uma empresa de poços artesiano na Rodovia Bandeirantes. Engraçado, por alguns minutos tentei relacionar as dimensões de uma aldeia indígena , a palavra global e a crise financeira, por isso um devaneio.
Nunca se cogitou tanto como agora um sistema bancário mundial capaz de se auto organizar evitando grandes descrepâncias entre transações e controle de crédito, analizando friamente é uma “solução” tardia para sistemas bancários que disponibilizam acesso e integração aos clientes em qualquer lugar do mundo, tudo bem, transações entre clientes são incoparavelmente menores do que os mercados globais mas dá para o assunto.
Já pensou que a estrutura de uma aldeia é relativaente muito simples se comparado com uma estrutura de uma cidade por menor que seja? Logo, tudo faz sentido, uma aldeia global seria um mundo todo dentro de uma estrutura simples, isso inclui sistema financeiro sem burocracia, sem sobre taxas ou perdas por flutuações cambiárias? Bingo meu amigo! A aldeia global não propõe apenas acessibilidade remota e entretenimento consumível em qualquer parte parte do globo, existe um certo preço e é o que estamos vendo.
Assustador mas é o óbvio, é muito provável que teremos um único sistema global de regras financeiras, comporativas e até mesmo legais, dentro de uma grande tribo chamada “mundo”, óbvio, óbvio… A idéia é ótima e com certeza a adesão será geral, desde a mercearia da esquina até as empresas de ações.
Me pergunto, quem governaria? Uma aldeia tem um único cacique, se a idéia for levada ao extremo é provável que as Profecias nos diga o óbvio de suas letras.
Eu no ápice dessa viagem, fiquei imaginando como as pessoas reagiriam aos choques culturais que ocorreriam nessa tribo mas isso fica para outro post, por hora me satisfaço com a consolidação política e economica da aldeia global.


Ações

Information

Deixe um comentário